O que nos move?

Pós-colheita mais sustentável e melhor

Nosso Foco

Sustentabilidade

Queremos impactar a vida das pessoas buscando a SUSTENTABILIDADE no processo de pós-colheita a partir de um pacote de soluções de engenharia orientadas a AGENDA ESG. Nosso propósito é que baseados na tecnologia, podemos desenvolver uma secagem de grãos mais eficiente, com menor contaminação no ambiente com uma queima de biomassa CARBONO NEUTRO, e ainda assegurar uma maior qualidade alimentar para todos, além de aumentar o resultado para os produtores e cerealistas.

Ambiental

Refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; entre outros.

O projeto de RETROFIT DO SECADOR permite um maior aproveitamento energético da lenha queimada, com isso menor quantidade de fumaça é liberada. Ainda uma efetiva redução de gases poluentes também é conquistada, pois menos lenha é utilizada durante a secagem dos grãos.

Social

Relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da comunidade e sociedade.

Quando alcançamos uma combustão mais eficiente da lenha nas fornalhas, menos fumaça tóxica é liberada nas correntes de ar quente que vão para o secador e depois

jogadas na atmosfera. Esse ar quente é direcionado a passar pelo grão, retirando sua umidade e evitando depósitos de substâncias químicas muito prejudiciais a saúde humana e animal.

Governança

Está ligado às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas e entidades.

O êxito deste trabalho não se limita a ganhos de produtividade e redução de custos.

Os benefícios adquiridos com um processo mais eficiente podem ser traduzidos em maior qualidade de vida para os colaboradores, menor consumo de energia elétrica e jornadas de trabalho mais confortáveis durante o período de colheita e safra.

Bastidores

Quem faz acontecer

Alex Kämmerer

Engenheiro e consultor egresso do ramo metal mecânico com especialização em gestão de negócios, traz uma nova visão para a agronegócio baseada na cultura do Lean System, consagrada escola da indústria automotiva, onde a incessante redução de perdas é o norteador para desenvolvimento de inovação, buscando maior sustentabilidade, produtividade e qualidade alimentar no pós-colheita. Atua com inovação a 15 anos com foco em desenvolvimento de novos negócios operando editais de inovação em relação com incubadoras e parques tecnológicos.

Ricardo Martins

Engenheiro agrônomo e mestre em engenharia agrícola na área de tecnologias em pós-colheita de grãos, atuou por 44 anos na EMATER/RS onde foi coordenador estadual do programa de Secagem e Armazenagem de Grãos e instrutor técnico na Gerência de Classificação e Certificação. Foi mentor e difusor no país da tecnologia de secagem em silos e hoje é consultor técnico na área de pós-colheita, assessorando empresas armazenadoras de cereais como auditor técnico do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural.

Artur Braz

Atuando a 30 anos na área de pós-colheita foi gerente de montagem, reforma e manutenção de equipamentos e desenvolvedor de sistemas na homogeneização no carregamento de silos.  Instrutor do SENAR-RS a 20 anos, vem ministrando cursos de secagem e armazenagem para sementeiras, cooperativas e produtores de grãos, para quem também presta serviços de assistência técnica. Nos últimos 10 anos, atua na formação de operadores de secagem, com trabalhos também de projetos de melhoria de redimensionamento energético da lenha e configuração de novas fornalhas.

Sucesso

CASES

Carazinho/RS

Neste projeto original, nosso cliente havia feito algumas modificações estruturais para melhorar o rendimento de secagem de um secador. Uma segunda fornalha foi construída para gerar mais calor, porém, não teve o efeito desejado. Veja o que fizemos >

Tunas/RS

Neste trabalho nosso cliente demandou um projeto completo de redesenho da fornalha visto que a original já apresentava problemas de rachaduras estruturais e elevado custo de manutenção. Veja o que fizemos >

Santa Rosa do Tocantins/TO

Esse projeto foi até então o mais desafiador, pois nosso cliente apresentava uma demanda estratégica de redução de 50% do consumo de lenha em tora, bem como esperava efetivo ganho na qualidade do produto final. Veja o que fizemos >